Pesquisa Flecha Livros

domingo, 7 de setembro de 2014

Os melhores livros ficcionais sobre drogas


O gênero de ficção junkie, ou seja, livros ficcionais sobre o uso (e abuso) de drogas, tanto ou talvez mais do que qualquer outro gênero, é conhecido por sua forma de literatura de baixa qualidade, muitas vezes os livros são carregados com uma narrativa banal, previsível e pouco interessantes. Talvez o problema é que muito do que é, pelo menos vagamente baseado nas vidas dos autores, dito nesse livos pode levar um escritor talentoso a derrapar em clichês.

No entanto, por causa da quantidade de lixo que muitas vezes  aparece nesse gênero, os melhores trabalhos realmente se destacam, e os leitores ávidos por ler estórias na temática de ficção sobre drogas realmente tem poucos "clássicos" para ler. Entretanto eles existem e são formidáveis livros. Assim, aqui esta as nossa escolha dos melhores romances sobre drogas/vícios.

Confissões de um Comedor de Opio


Como Marcelo Romani Peccioli coloca "Como os viciados de sua época ou até mesmo da nossa, De Quincey possuía o temperamento do maldito que conseguia tornar sua vida suportável ou preferível. Claro que ao descrever seu cotidiano com o ópio, não estava cometendo nenhum crime, visto que não havia uma opinião pública contrária e a droga era vendida com sucesso nas farmácias."

 Leia mais aqui.









William S. Burroughs - Junky


O texto é memorável por seu conteúdo e estilo. O tom distante, seco, lacônico do narrador é equilibrado pela honestidade da história. Burroughs mostra coragem em oferecer detalhes sobre o comportamento de seu narrador. Ele fala do ponto de vista de uma testemunha ocular, relatando de volta os sentimentos, pensamentos, ações e personagens que encontra na franja da vida criminosa de Nova York, na Prisão em Kentucky, em um Hospital para Dependêntes Químicos e em Nova Orleans e Cidade do México.

A história se passa em um tom mais pessoal quando o narrador sai de Nova York. Nas seções seguintes fatos substantivos são substituídos por um mais intimista, angustiante procura de sentido e fuga da sanção penal e dependência permanente. Durante todo, há lampejos de originalidade feroz de Burroughs, descrição agudamente gráficas e dolorosamente confissões espontâneas: características que marcariam sua literatura para os próximos 40 anos.

Compre William S. Burroughs - Junky aqui.



Hunter S. Thompson - Medo e Delírio em Las Vegas


Este fantástico livro é a experiência fundamental no  "jornalismo Gonzo" de Thompson, genero que ele consagrou. Esta é uma viagem na qual Hunter S. Thompson estuda o declínio da cultura e consumismo americano - que foi adaptado em um excelente filme com Johnny Depp no papel principal.

Talvez por causa da interpretação de uso excessivo de drogas Medo e Delírio em Las Vegas foi por muito tempo um livro banido. Alguns críticos iniciais sugeriram que os leitores deveriam ignorar o livro por completo. Com o tempo, essa perspectiva em grande parte desapareceu e a história de Raoul Duke e seu advogado, Dr. Gonzo, à medida que descem em direção a Las Vegas (auxiliado pelo consumo de maconha, cocaína, ácido e outras drogas) e tentam cobrir uma corrida de caros no deserto estrada para uma grande revista tornou-se verdadeiramente uma obra clássica da literatura americana.


Compre Hunter Thompson - Medo e Delírio em Las Vegas aqui.

Paraísos Artificiais (1860)- Charles Baudelaire


O livro é composto de duas parte, em uma tempos o famoso "Poema do Haxixe" misto de ensaio, delírio e jornalismo, uma verdadira espécie de "Medo e Delírio em Paris" do século XIX.  Na segunda parte temos um ensaio sobre o livro de Thomas de Quincey chamado "Um comedor de ópio". Em algumas edições pode-se ver alguns complementos sobre o vinho e sua comparação com os efeitos do Haxixe.

Compre Paraísos Artificiais de Baudelaire aqui.







Irvine Welsh - Trainspotting 


Romance de estréia do escritor escocês Irvine Welsh é um olhar sarcástico, engraçado, desconfortável e doloroso para um grupo de pessoas, na maioria jovens afundados até o pescoço em heroína e na contracultura do final dos anos 1980 em Edimburgo. Welsh narra a história em primeira pessoa por onde conhecemos  Renton, Sick Boy, Spud, Begbie, e o resto da tripulação. Este livro também virou uma ótimo filme do diretor Danny Boyle.











Jim Carroll - The Basketball Diaries 


The Basketball Diaries baseia-se em experiências da vida real de seu autor. Este livro de memórias embelezadaS conta a história de Jim Carroll. Visto por muitos como uma obra clássica da literatura adolescente. Em 1998, o livro foi chamado de "porno" em uma audiência pública que levou o conselho da biblioteca Gwinnett County nos subúrbios de Atlanta a proibi-lo.











Hubert Selby Jr. - Requiem for a Dream 




Esse angustiado romance de Hubert Selby Jr. segue quatro nova-iorquinos na sua batalha contra vícios terríveis, centrado em torno do casal Harry e Marion, seu amigo Tyrone e a mãe de Harry, Sara. Quando um plano para um carregamento de drogas dá errado e eles acabam na cadeia, os resultados para todos os envolvidos são devastadores. Em 2000, Darren Aronosky adaptou o romance para o cinema em um fantástico filme.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Literature Business Directory - BTS Local Entertainment Blogs - BlogCatalog Blog Directory Divulgue o seu blog!