O Santo Sujo – A Vida de Jayme Ovalle, Humberto Werneck.
O SantoSujo – A Vida de Jayme Ovalle, Humberto Werneck, Cosacnaify, 400 págs.
Biografia do poeta Jayme Ovalle. Considerado por renomados nomes da literaturabrasileiracomo Vinicius de Moraes, Fernando Sabino e Manuel Bandeiracomoumhomemquetinha “umpensamento poético”.
A vida de Jayme Ovalle (1894-1955) foi, elamesma, a maiorexpressão de suapoesia. Autorsemobra, Ovalle é relatado porseusamigos – como o escritor e sociólog Giberto Freyre e Vinícius de Moraes-, comoumhomem místico, sensual, poético emcadagesto.
Seusgostos e estilo de vidaexcêntrico ajudou a criarumverdadeirofolcloreemtorno de si. Como, porexemplo, o fato de terchegado a Londres comummacaco (queele chamava de George) que foi arrematado por Jayme Ovalle no navioemque fez a viagematé a capitalbritânica.
Autor de rara e belíssimas composições, ondefigura co fulgormaior, “Berimbau” e “Azulão”. Ambas emparceriacom o grandepoeta Manuel Bandeira. Nesse livro o jornalista Humberto Werneck logrou descrever a vida de Ovalle após uma longapesquisaque durou 15 anos. Werneck contaque o livro teria sido sugerido por Otto Maria Carpeaux quandoeste questionou-se em 1980 quem lograria imortalizar a vida poética de Ovalle em um livro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário