Pesquisa Flecha Livros

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

O Santo Sujo – A Vida de Jayme Ovalle, Humberto Werneck.



O Santo Sujo – A Vida de Jayme Ovalle, Humberto Werneck, Cosacnaify, 400 págs.

Biografia do poeta Jayme Ovalle. Considerado por renomados nomes da literatura brasileira como Vinicius de Moraes, Fernando Sabino e Manuel Bandeira como um homem que tinhaum pensamento poético”.

A vida de Jayme Ovalle (1894-1955) foi, ela mesma, a maior expressão de sua poesia. Autor sem obra, Ovalle é relatado por seus amigoscomo o escritor e sociólog Giberto Freyre e Vinícius de Moraes-, como um homem místico, sensual, poético em cada gesto.

Seus gostos e estilo de vida excêntrico ajudou a criar um verdadeiro folclore em torno de si. Como, por exemplo, o fato de ter chegado a Londres com um macaco (que ele chamava de George) que foi arrematado por Jayme Ovalle no navio em que fez a viagem até a capital britânica.

Autor de rara e belíssimas composições, onde figura co fulgor maior, “Berimbau” e “Azulão”. Ambas em parceria com o grande poeta Manuel Bandeira. Nesse livro o jornalista Humberto Werneck logrou descrever a vida de Ovalle após uma longa pesquisa que durou 15 anos. Werneck conta que o livro teria sido sugerido por Otto Maria Carpeaux quando este questionou-se em 1980 quem lograria imortalizar a vida poética de Ovalle em um livro.

Veja a lista toda da veja.

Boa Companhia: Crônicas, outro livro de Humberto Werneck


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...