Pesquisa Flecha Livros

domingo, 14 de setembro de 2014

Dadaísmo - Movimento Literário (1916-1920)

Dadaísmo - Movimento Literário (1916-1920) 


Dadaísmo, foi um movimento literário que durou apenas 4 anos, de 1916 a 1920, a palavra Dada, dizem algums crítico vem da palavra francesa para cavalo de batalha. O dadaísmo foi um movimento niilista basicamente.

Veja essa afirmação de algum dos 7 manifestos dadaístas:

dadaísmo - significado de dada, dada-ismo


O dadaísmo es espalho pelas artes principalmente em toda a França, Suíça e Alemanha, e algum seguidores nos Estados Unidos.

O anarquismo estético-ideológico do dadaísmo.

dadaísmo

O dadaísmo tem algumas ideias de cunho e princípios de anarquistas na arte enfatizando e glorificando o a irracionalidade intencional, o cinismo e a rejeição de organização social.



Origem do dadaísmo


A origem do nome, tal como o próprio movimento, carece de qualquer lógica formal. Acredita-se que o dadaísmo tenha surgido em uma reunião em 1916 no Café Voltaire em Zurique.

Le Cabaret Voltaire - nas origens do dada , ou dadaismo
Le Cabaret Voltaire e Zurique - 1920


Nessa ocasião um grupo de jovens artistas e resistentes à guerra teria escolhido ao leu uma palavra em um Dicionário francês-alemão. Ele usaram um abridor de cartas, simplesmente introduziram ele a esmo no dicionário e com esse processo o abridor "escolheu" a palavra dada.

Ideias do dadaísmo

A base do movimento foi mais substantiva que a origem do seu nome. O dadaísmo foi fundado como um protesto contra os valores burgueses e como resultado de sentimentos de desespero e descrença associados a eclosão da I. Guerra Mundial. Uma das principais ambições do
movimento foi descobrir a autêntica realidade ao abolir a cultura e os valores tradicionais. O dadaísmo conseguiu arregimentar  pintores, escritores, dançarinos e músicos. Os dadaístas eram frequentemente envolvido em várias formas arte formas simultaneamente e procuraram quebrar os limites que mantinham a arte atrela a um único indivíduo.

Os dadaístas não só quer criar arte; eles queriam promover mudanças revolucionárias. Eles não estavam interessados ​​em consquistar a admiração do público, mas procuravam provocar o público para que este mesmo entrassem em ação. Para o dadaísmo uma reação violenta negativa do público era melhor de uma aceitação passiva.

Embora o dadaísmo como movimento colocasse em causa todas as formas de artes, incluindo visual , na França, foi predominantemente um movimento literário em destaque, devido a liderança de um dos seus fundadores, o poeta Tristan Tzara.

A mais notável publicação francesa foi a revista Littérature, que foi publicado entre 1919-1924 e continham obras de André Breton, Louis Aragon, Philippe Soupault e Paul Éluard. O movimento Dada começou a declinar em 1922 quando muitos de seus proponentes começaram a desenvolver um interesse no surrealismo.

Para saber mais sobre o dadaísmo

Ler livro online: Sete Manifestos Dada de Tristan Tzara.Pdf
Ler livro online: Sete Manifestos Dada de Tristan Tzara.Pdf

Download do livro: Sete Manifestos Dada de Tristan Tzara.Pdf

Sites sobro o dadaismo

Site com recusos digitais sobre o dadaísmo:

http://www.lib.uiowa.edu/dada/

Wikiart página sobre o dadaísmo:

http://www.wikiart.org/de/paintings-by-style/dada?firstArtist=man-ray#artist-man-ray

Duchamp
Man Ray


Man Ray


Theo Van Doesburg
Theo Van Doesburg


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...