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segunda-feira, 1 de agosto de 2011

A Procura da poesia e a vertigem da poeta.

A Procura da poesia e a vertigem da poeta.
Ou pensamentos ao leu com Drummond, Rilke e Ana C. sobre a criação poética

Certa vez uma internauta passando em meu Blog deixou um comentário onde ele queria saber o que deveria fazer para ser um escritor. Pensei: meu deus! quem sou eu para dar dicas de escritura! Jamais o respondi, nem posso fazê-lo agora, e creio que nunca poderei. Afinal, há alguma técnica para escrever? Refletindo sobre isso pensei primeiramente em duas coisas: Rilke nas Carta a um jovem poeta e Drummond na sua poesia Procura da poesia do livro A rosa do povo (1945). Ai ele fala assim,

Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
Ei-los sós e mudos, em estado de dicionário.
Convive com teus poemas, antes de escrevê-los.

bonito, né? Rilke sempre me sou muito por ai. A conversa dele sobre “imersão” sua apologia a solidão como uma forma de conhecimento-de-si (em oposição a basbaquice charlatã do auto-conhecimento) e a passagem que considero a mais formidável das Cartas,
Quanto mais estivermos silenciosos, pacientes e entregues a nossa mágoa, tanto mais profunda e imperturbável entra a novidade em nós, tanto melhor a conquistamos [...] Deve ser assim. É preciso – e a nossa evolução, aos poucos, há de processar-se nesse sentido – que nada de estranho nos possa advir, senão o que nos pertence desde há muito.
 Drummond e Rilke parece coordenados pela mesma idéia, no silêncio nasce o sentido da palavra como descoberta do mistério em nós mesmos.

Espera que cada um se realize e consume
com o seu poder de palavra
e seu poder de silêncio.

Escreve Drummond no mesmo poema. Agora, um pouco de filosofez pra animar. Que tipo de coisa é esse deixar-se no silêncio? O que é esse silêncio que precede a criação artística? Não há nisso um tipo de sono desperto, um tipo de meditação? Me parece bem por ai a coisa, um tipo de silêncio meditativo. Sei lá, alguma coisa como um Descartes poético. Se com Drummond, é verdade, a meditação parece dirigir-se para a figura concreta da palavra “em estado de dicionário” em Rilke ela tem um ar bem mais emocional um meditar sobre sua mágoa, ele cita várias vezes nas Cartas o “concentrar-se” sobre coisas corriqueiras, sobre a infância, sobre os próprios sentimentos.
Agora, considerando o negócio todo somente pelo lado da produção artística (esquecendo a dimensão humanística/filosófica implícita nisso) não poderíamos considerar esse silêncio meditativo como um exercício criativo? Gostaria de glosar o sentido paradoxal com que se tem falado aqui em meditação. Se você ver, por exemplo, o que acontece na meditação como exercício na Yoga você saberá que as diversas técnicas respiratórias e corporais tem por objetivo alcançar um tipo de “estado” psíquico, suponho, de “esvaziar a mente”. Alguma coisa como um nadificar seu pensamento. A meditação é um tipo de nadificação, um concentração em coisa nenhuma (não sei se as(os) leitoras(os) estão a par da meditação na Yoga, convido-os a praticar) e o problema é que é difícil “esvaziar a mente”. As idéias, pensamentos, sensações parece pular sobre você, entram fortuitamente por todos os lados, pelas coisas mais inesperadas. Em resumo, na meditação da Yoga o lema é “quanto mais nada melhor!”. Aqui parece que é justamente o contrário, o ponto é concentrar-se sob alguma coisa (palavra, sentimento, reminiscência da infância, coisas corriqueiras). Uma coisa que permanece sustentada no ar do silêncio que no tempo da meditação espera-se o seu abrir-se em sentido, em significado. Ana Cristina Cesar dá-nos um exemplo da vertigem que esse fixar o olhar numa coisa dá,

olho muito tempo o corpo de um poema
até perder de vista o que não seja corpo
e sentir separado dentre os dentes
um filete de sangue
nas gengivas

Veja aqui o belo vídeo-poema “Olho-Poema” (direção de Laurita Caldas) baseado nessa poesia de Ana Cristiana Cesar.  [http://www.youtube.com/watch?v=xX8b4j2dkp0&feature=related]
Estranhas relações. Gosto desse verso até perder de vista o que não seja corpo me parece que ai se expressa o tempo da conversão, no silêncio da meditação, do olhar numa coisa a distinção da coisa mesma e da coisa-coisa. A mera coisa (por exemplo os símbolos gráficos do poema no papel) torna-se só coisa (o sentido do poema que os símbolos sustentam). Obviamente isso tem um aspecto trágico na poesia de Ana C.
Voltemos, o que é que é essa “só coisa”? Como chegamos até o ponto de perdemos de vista o que não seja corpo? Drummond no mesmo poema fala-nos,

Chega mais perto e contempla as palavras.
Cada uma
tem mil faces secretas sob a face neutra
e te pergunta, sem interesse pela resposta,
pobre ou terrível, que lhe deres:
Trouxeste a chave?

O poeta vive a angustia desse enamoramento das palavras como só coisas, ele persegue perder de vista o que não seja corpo no poema e lá, no umbral da sua vitória contra a coisa-coisa (ordinária, a vida ordinária das palavras na economia da linguagem comum) as palavras inquiriem-no Trouxeste a chave? No umbral da sua vitória sua expectativa torna-se vertigem e o sentido aparece como silêncio ici esse como um nada, um sem sentido,

Repara:
ermas de melodia e conceito
elas se refugiam na noite, as palavras.
Ainda úmidas e impregnadas de sono,
rolam num rio difícil e se transformam em desprezo.   

No umbral da vitória, o encontro com a multiplicidade infindável de sentidos das palavras, esse ideal (o El Dourado dos poetas) só oferta ao explorador a decepção, um rio difícil um mero transformar-se em desprezo. Eis a contradição da criação poética. Não se pode encontrar aquilo que e procura e não se pode recusar a procurar por isso.

 “Leiiiiaa os Livrooossss”:



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