Pesquisa Flecha Livros

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Bufo & Spallanzani um anti-romance policial

Bufo & Spallanzani um anti-romance policial
Romance de Rubem Fonseca que ri do gênero romance policial.

Estava cá lendo esse interessante livro de Rubem Fonseca Bufo & Spallanzani. Logo no começo do livro a uma passagem que me pareceu muito curiosa,

Mas antes quero lhe contar um sonho que tenho tido ultimamente.

“Neste pesadelo Tolstoi me aparece todo vestido de preto, suas longas barbas brancas desalinhadas, dizendo em russo, ‘para escrever Guerra e paz fiz este gesto duzentas mil vezes’; ele estende a mão descarnada e branca como a cera de uma vela, que não sai inteira da comprida manga do paletó, e faz o movimento de molhar uma pena num tinteiro. À minha frente, sobre uma mesa, estão um tinteiro de metal brilhante, uma pena comprida, provavelmente de ganso e uma resma de papel. ‘Anda’, diz Tolstoi,‘agora é a tua vez.’ Perpassa por mim uma sensação aterradora, a certeza de que não conseguirei estender a mão centenas de milhares de vezes para molhar aquela pena no tinteiro e encher as páginas vazias de letras e palavras e frases e parágrafos. Então me vem a convicção de que morrerei antes de realizar esse esforço sobre-humano. Acordo aflito e infeliz e fico sem dormir o resto da noite. Como você sabe, não consigo escrever à mão, como deveriam escrever todos os escritores, segundo o idiota do Nabokov.

O protagonista, narrador da dita “primeira pessoa” é um escritor de sucesso que está a escrever um livro, Bufo & Spallanzani. Enquanto ele se envolve numa trama policialesca em virtude de suas relações com um mulher da alta sociedade que foi encontrada morta. No entanto, sem querer estragar o mistério da leitura, posso dizer que a história se reverte na segunda parte do livro e passamos a conhecer o “passado sujo” do dito escritor.

Como sempre Rubem Fonseca utiliza-se de sua prosa direta e rápida para conferir  certa agilidade na estória, de leitura fluente, o livro parece-me interessante e recomendo.


(Links $$ Livros):

Bufo & Spallanzani – Rubem Fonseca

Feliz Ano Novo – consagrada coletânea de contos.

O Caso Morel – este é o primeiro romance de Rubem Fonseca que lhe trouxe a notoriedade e marcou seu estilo como uma verdadeira forma literária. 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...